Foi divulgado, na última semana, o Ranking de Universidades Empreendedoras 2019, realizado pela Brasil Júnior – Confederação das Empresas Juniores Brasileiras que representa quase mil empresas juniores e mais de 20 mil estudantes.
Nesta edição, foram classificadas 123 universidades de todos os estados brasileiros. Segundo Renan Nishimoto, presidente da Brasil Júnior, o ranking busca analisar pontos que estão ligados ao estímulo de habilidades que serão necessárias para profissionais e cidadãos do futuro. “O estudo é uma oportunidade para que os estudantes tenham voz para expressar preocupações, objetivos e suas percepções sobre o ambiente educacional, a partir de aspectos ligados ao empreendedorismo”, pontua.
Em primeiro lugar está a USP (Universidade de São Paulo), com nota 7,36. Em todas as edições, a instituição ficou no topo. Em seguida, vêm a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O índice enumera as universidades mais empreendedoras do país e busca compreender quais práticas incentivam a inovação nas instituições de ensino superior. Os requisitos utilizados na classificação são: inovação, extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura e internacionalização.
Ranking
- Universidade de São Paulo (USP) – 7,36
- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – 6,71
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 5,83
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 5,47
- Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – 5,41
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 5,19
- Universidade Estadual Paulista (Unesp) – 5,14
- Universidade de Brasília (UnB) – 5,05
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – 4,98 / Universidade Federal de Viçosa – 4,98