Já sabe tudo que precisa levar para fazer a prova do Enem? A gente te ajuda!

Nos anos anteriores, as datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre coincidiram com o horário de verão. Neste ano, com o fim da alteração no relógio, os estudantes precisam ficar atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões, já que o horário da prova é regido pela hora de Brasília.

O horário de abertura dos portões vai mudar em 16 estados com relação ao ano passado, todos da região Norte e Nordeste. As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro, dois domingos.

E o Acre é um desses estados, já que fechava os portões às 10h. Neste ano, os estudantes vão ganhar mais uma hora para chegar até o local de prova, com os portões fechando às 11h e a prova iniciando às 11h30. Ainda assim, o Acre continua sendo o estado em que as provas começarão mais cedo no país.

Além do Acre, 13 cidades do Amazonas também fecharão os portões às 11h. No restante do Amazonas e nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima os portões fecham às 12h no horário local. Já no restante do país, que segue o horário de Brasília, os portões serão fechados às 13h.

O QUE LEVAR

A única caneta aceita para preencher o cartão-resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo será permitido permanecer sobre a mesa dos inscritos. Qualquer outro tipo de caneta, ou ainda lápis e lapiseira, deverá ser guardado dentro da embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, devidamente lacrada e acomodada embaixo da cadeira dos participantes. A correção das provas objetivas é feita com leitor óptico que só garante a marcação feita com caneta preta.

O documento de identificação precisa ser oficial e com foto, original, válido em todo território nacional. Documentos digitais ou cópia, mesmo que autenticada, não valem para identificação dos participantes. Também serão aceitos documentos vencidos, desde que estejam entre os permitidos, conforme edital do Enem 2019.

O participante que deixar o telefone celular ou outro aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a prova, mesmo que o item esteja desligado e no envelope porta-objetos lacrado, será imediatamente eliminado do Enem 2019. Dessa forma, é importante se assegurar de que os aparelhos eletrônicos estejam desligados e com alarmes desativados. Durante a prova, o participante deverá manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva.

Veja documentos aceitos:

  • RG ;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para estrangeiros, incluindo refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório; documento provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de
  • identidade, como a carteirinha da OAB, por exemplo;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia ou identidade funcional de acordo com o Decreto 5.703/2006.
  • Este ano, se algum documento da relação acima estiver vencido ele poderá ser aceito da mesma forma. Mas
  • atenção, documentos que estiverem danificados, ilegíveis ou com foto de criança não serão aceitos.

Carteirinha de estudante, crachás, certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, Registro Administrativo de Nascimento Indígena ou CNH expedida antes de 23 de setembro de 1997 não poderão ser usados como documentos de identificação.

Também não será válida a apresentação de documento digital ou foto do documento no celular. Um dos motivos é que o documento precisará ficar visível na mesa do candidato durante o exame e, por questão de segurança, o celular será desligado, guardado e lacrado dentro da sala de prova.

Se o participante por ventura teve o documento roubado ou furtado, ele poderá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, noventa dias do primeiro domingo do exame.

Outras dicas

Além disso, o Inep recomenda que o candidato imprima o Cartão de Confirmação da Inscrição e confira seu local de prova e dados pessoais.

É necessário também imprimir a Declaração de Comparecimento para comprovar a presença no exame. Há duas declarações diferentes, uma para cada final de semana. O documento do primeiro dia já está disponível na internet e o do segundo dia ficará disponível no dia 4 de novembro.

Com informações do INPE

PUBLICIDADE