O deputado estadual Luis Tchê (PDT) voltou a defender, na sessão desta quarta-feira (13) da Assembleia Legislativa, uma grande auditoria das dívidas do Governo do Estado, que é estimada em mais de R$ 5 bilhões. São dívidas junto a bancos públicos que cobram juros muito altos de empréstimos aos estados, disse o parlamentar.
“O governo federal, através desses bancos, é uma espécie de grande agiota dos estados. Por isso, defendo uma grande auditoria para que saibamos a origem dessas dívidas e quanto é o valor de fato, os juros que estão sendo cobrados”, disse.
Luis Tchê defende as negociações do governador Gladson Cameli para que as dívidas do Estado possam ser vendidas a um só banco, a fim de diminuir o pagamento de dívidas, cujas negociações, junto à Secretaria do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Fazenda, estão ameaçadas por falta de aprovação das propostas de reforma da presidência.
O deputado adiantou, no entanto, que terá dificuldades de votar proposta de reforma da previdência conforme enviada pelo governo porque o PDT, o seu Partido, tem questão fechada, por orientação do ex-presidenciável Ciro Gomes, líder do Partido, que é diferente do que é proposto pelo governo. “Vou votar de acordo com a orientação do meu Partido”, disse.