Com contestações polêmicas e um discurso que contradiz as últimos posicionamentos a respeito do desmatamento na Amazônia e o desequilíbrio do ecossistema, o pesquisador, metereologista e PhD Luiz Carlos Baldicero Molion segue no Acre realizando suas palestras sobre questões ambientais e práticas humanas.
Nesta manhã, o teórico convidado pelo senador Marcio Bittar (MDB) para vir ao Acre palestrou na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC) para estudantes e comerciantes.
Do evento participaram como convidados especiais o governador Gladson Cameli (Progressista), o chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), José Adriano, o secretário de Saúde, Alysson Bestene, o secretário de Educação, Mauro Sérgio, o técnico-diretor do Sebrae, Lauro da Veiga Santos, o secretário de Produção e Agronegócio, Edvan Azevedo, o secretário Estado de Indústria Comércio e Tecnologia (Seict), Anderson Lima, a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, e Tião Bicalom, presidente da Emater.
“Quero agradecer o Adriano e os demais envolvidos, incluindo meu amigo e governador Gladson Cameli, pela oportunidade de ter uma referência aqui para falar de um assunto que não discutíamos há anos, pela enganação e mentiras envolvidas no trato com a nossa Amazônia, que precisa ser compreendida e vista como ela é de fato. Queremos pensar em estratégias e caminhos para ver o Acre progredir”, disse Marcio Bittar.
Na ocasião, Gladson seguiu o sentimento de gratidão de Bittar e falou sobre importância da construção de um espaço em que as diferenças e as opiniões sejam compartilhadas, principalmente sobre um assunto tão polêmico como o desenvolvimento sustentável.
“A ideia do Marcio de trazer uma pessoa para discutir essas questões ambientais, envolvendo a Amazônia e os nossos interesses econômicos, mostra que existe uma pluralidade considerada no nosso governo, um respeito às diferenças e às opiniões no trato com nossos demais representantes e com a sociedade. Pelo interesse de mostrar um governo que apoia a liberdade de crenças e de expresão, defendemos como legítima esta prática. Por isso, quero agradecê-los por essa oportunidade e dizer que somos a favor do desenvolvimento”, explicou.
O secretário de Saúde, Alysson Bestene, aproveitou a oportunidade para saudar os presentes e abordar a necessidade de eventos desta natureza para o progresso do estado.
“Eu agradeço a todos que estão aqui e podem prestigiar um momento de tamanha importância como esse. O senador Márcio foi inteligente quando fez essa proposta de receber no nosso Acre uma pessoa que vem com outra perspectiva, nos acrescentar novas formas e mudar, de certa forma, nosso entendimento. Esse é o modelo de governo que queremos: o que agrega conhecimento e põe em prática o que planeja”, enfatizou.
Na quinta-feira (28), o profissional palestrou na Uninorte para centenas de estudantes.
Luiz Carlos Baldicero Molion é PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin, USA (1975), pós-doutor em Hidrologia de Florestas pelo Instituto de Hidrologia, Inglaterra (1983), e acadêmico do Instituto de Estudos Avançados de Berlin (Wissenschaftskolleg), Alemanha, desde 1989, e está no Acre desde a manhã desta quinta-feira (28).