O deputado federal Manuel Marcos (Republicanos), solicitou através da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), um plano estratégico, no intuito de reduzir os índices de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado do Acre. No ano de 2018 foram instaurados 111 procedimentos para apurar os crimes de abuso e exploração sexual, envolvendo menores. Somente nos 5 primeiros meses de 2019, já haviam sido registrados 49 casos.
“Como representante do meu estado, não posso ser omisso a esse tipo de crime tão grave, que envolve crianças e adolescentes. Precisamos que o ministério tome providência, trabalhando a conscientização e denunciando os agressores, pois a maioria dos casos, acontece dentro do próprio ambiente familiar”, disse.
O parlamentar propôs a criação do Programa Permanente de Conscientização nas Escolas em parceria com Ministério Público do estado do Acre-MP/AC, através da promotoria especializada e com os Conselhos Tutelares de cada município, “O objetivo é levar palestras educativas que visem conscientizar quanto a denúncia por parte da vítima, pois sabemos que nem todos os casos entram nas estatísticas, por conta do laço familiar entre o agressor e a vítima”, encerrou.