Feriadão
O feriado prolongado é do jeito que o funcionalismo público gosta, mas, por outro lado, deixa o setor produtivo do estado estressado. É que a paralisação dos órgãos públicos prejudica a economia, principalmente o setor industrial.
Esforço
A articulação política do governador Gladson Cameli terá um desafio muito grande pela frente, fazer com que deputados da base engrossem o cangote como diz popularmente, subam na tribuna e defendam o governo.
Toma lá da cá
Esse exercício deve estar acima da política do toma lá, da cá, comum nas relações entre legislativo e executivo, porém, muitos preferem um olhar diferente, argumentam que, para se expor, precisam ser melhor contemplados (leia-se CEC´s).
Jogo duro
Há informações de que o núcleo duro do Palácio Rio Branco vai entrar em campo e exigir conteúdo e discurso político favorável às políticas públicas desenvolvidas no primeiro ano de gestão.
Avaliação
No quesito segurança pública, por exemplo, o Acre não vive o terror praticado nos anos de 2017 e 2018 quando prédios públicos foram incendiados, tem redução reconhecida dos indicadores de violência urbana e, ainda assim, a sensação de insegurança se sobrepõe nos debates, principalmente, nas redes sociais, desgastando o governo.
Parcerias
Lideranças religiosas preparam um grande movimento de trabalho em parceria com o comando da Segurança Pública e o governo do estado, para ampliar o trabalho social e de qualificação profissional com participação ativa das Igrejas. Semana que vem tem reunião com o coronel Ulisses e o governador Gladson Cameli.
Agenda positiva
Dia 8, os líderes religiosos preparam um encontro ampliado para debater as propostas que serão alinhadas com o poder executivo. A informação foi dada pelo pastor e presidente da Associação dos Ministros Evangélicos do Acre, teólogo Paulo Machado.
Gravidez
No mundo político a única novidade é a gravidez da senadora Mailza Gomes (Progressistas). Ela usou as redes sociais para falar que após oito anos está de bebê. A progressista pode ser a primeira senadora grávida durante o exercício do mandato.
Surdos e mudos
Com exceção do senador Sérgio Petecão (PSD) nenhum outro senador e nem deputado federal se manifestou com relação à segurança pública no estado.
Filiação
Chega a informação de que o deputado Fagner Calegário assinou ficha de filiação no Partido da República, comandado pela bispa Antônia Lúcia. A festa teve direito a tapete vermelho para o novo parlamentar. Com a adesão, são dois os deputados na Assembleia.
Funções distintas
Registre-se, no entanto, que embora engrosse a bancada evangélica no parlamento, o pastor Wagner Felipe não é oposição ao Palácio Rio Branco. Poderemos assistir um debate distinto dentro da mesma agremiação política já que Calegário tem feito oposição ferrenha na Assembleia.
Parabéns ao Ney
O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Ney Amorim, completa nesta sexta-feira (24), 43 anos de vida e deve comemorar ao lado da família.
Trajetória
Amorim, além de ser uma pessoa considerado por muitos humilde e respeitoso, tem uma trajetória política invejável, sendo deputado estadual por 12 anos consecutivos.
Rumores
Cogitam nos bastidores políticos que Amorim deve disputar a prefeitura de Rio Branco este ano, ou pode ser vice de algum candidato no pleito, tudo pode acontecer. Porém, certo é que o ex-deputado vem se articulando para voltar mais forte nas eleições.