O SENAI, em parceria com o Sindicato das Indústrias Gráficas do Acre (Sindigraf/AC), qualificou profissionais que atuam em 16 empresas do ramo gráfico em Rio Branco com o curso de aperfeiçoamento em InDesign. A capacitação foi realizada em 2019 e os certificados aos concludentes foram entregues em solenidade realizada na noite da última sexta-feira, 21 de fevereiro, na sede da FIEAC.
O diretor-regional do SENAI, João César Dotto, destaca que a capacitação, com duração de 32 horas de curso, acrescidas de 32 horas de visita técnica às empresas, foi ministrada por uma instrutora da Escola SENAI Theobaldo De Nigris, de São Paulo, que é referência na área. “Além das aulas no Instituto SENAI de Tecnologia, a instrutora Ana Cristina Pedrozo também visitou as empresas para identificar as dificuldades das equipes de design. Reforçamos que a proposta do SENAI é continuar atendendo e contribuindo para solucionar as demandas desse e dos demais setores industriais do Acre”, acrescentou Dotto.
Já o presidente do Sindigraf, José Afonso Boaventura, externou sua gratidão ao SENAI e à Federação das Indústrias do Acre pela parceria que, segundo ele, contribui para que o setor gráfico acreano acompanhe o desenvolvimento da área. “Somos gratos ao SENAI e à FIEAC, que não medem esforços para elevar a competitividade do nosso segmento. E aproveitamos para reafirmar que estamos à disposição dos empresários do setor gráfico para buscar melhorias que ajudem a dinamizar e impulsionar nossas indústrias”, frisou Boaventura.
Proprietário da gráfica Printac e diretor da FIEAC, o empresário Antônio Leônidas fez uma reflexão de que o mercado gráfico passa por mudanças rápidas e contínuas, o que exige um grande esforço para acompanhar toda essa evolução. “Somente os mais qualificados sobreviverão a esse momento de transformações. Por isso, somos gratos ao Sindigraf pelo esforço em prol do nosso setor”, complementou.
Para o empresário Dirceu Cipriani, proprietário da Nossa Gráfica, a importância do curso é comprovada pelo nível de satisfação dos profissionais que foram qualificados. “Todos ficaram extremamente satisfeitos pelo aprendizado e pelo currículo enriquecido. Para quem está distante dos grandes centros do país, não é fácil termos acesso a um curso como esse. Só temos a enaltecer o Sindigraf, SENAI e FIEAC pela oportunidade”, salientou.
Assur Mesquita, assessor de Relações Institucionais da FIEAC, diz que a Federação das Indústrias está de portas abertas para atender as demandas das empresas. “E neste ano teremos outras atividades neste formato de qualificação voltadas para o setor gráfico, graças a um esforço que envolve FIEAC, Sindigraf, SENAI, Sebrae e empresários”, anunciou.
Alunos entusiasmados – Além da satisfação dos empresários, os profissionais que participaram do curso também não esconderam o entusiasmo pela oportunidade de qualificação. Simone Machado de Andrade, que atua no setor de Artes da Nossa Gráfica, afirmou que obteve um grande aprendizado para melhorar o seu trabalho.
Com avaliação semelhante, Antônio José do Espírito Santo Sousa, do jornal Opinião, comentou que aprendeu uma série de novidades no curso. “Já trabalhamos há algum tempo com o InDesign e, mesmo assim, a instrutora nos trouxe técnicas e novas ferramentas que não conhecíamos. Isso já refletiu em um trabalho mais rápido e com mais qualidade nos projetos que a empresa desenvolveu após qualificação”, assinalou.