A Fundação Procon-SP notificou o Grupo Heineken a prestar esclarecimentos sobre o recolhimento de garrafas long neck 330ml da cervejaria que podem soltar lascas de vidro ao abrir, causando lesões ou ingestão acidental do vidro.
Segundo a entidade de defesa do consumidor, a notificação foi recebida pela empresa na última sexta-feira (21) e o prazo de resposta são de sete dias.
O Procon-SP quer saber quando e como foi identificado o problema, os riscos à segurança e saúde do consumidor, se foram registrados acidentes e quais os procedimentos que o grupo tomou para reparar o problema.
A cercejaria deverá informar ainda lote, período inicial e final de fabricação das garrafas afetadas e apresentar os anúncios publicitários veiculados, datas e meios utilizados, para informar o risco ao consumidor e como está sendo feito a colheta dos itens.
Segundo comunicado no site da Heineken, a alteração que pode levar ao desprendimento de vidro na abertura foi identificada em 0,3% das garrafas de long neck 330ml.
As garrafas com as letras CH em relevo na parte inferior da embalagem, diz a fabricante, fazem parte desses lotes. O grupo pede para que caso identifique o problema, não consuma a cerveja e entre em contato com a empresa para a substiuição ou reembolso pela 0800 885 2462 ou pelo e-mail [email protected].
A fabricante fala em recall voluntário, no entanto, o diretor executivo do Procon-Sp, Fernando Capez, diz que esse tipo de convocação é obrigatória, de acordo, com o código de defesa do consumidor.