Há quem diga que Gladson deve tirar de circuito alguns parlamentares da bancada dos mudos

Cargos na berlinda

Com o fim da folia a expectativa até o fim de semana é por quem vai pedir exoneração ao governo em função da determinação do governador Gladson Cameli. O desejo do chefe do executivo é de fazer um “limpa” nos cargos que supostamente utilizam ou podem utilizar a estrutura pública para autopromoção. A medida é vista como acertada pela população.

Dever de Casa

Ainda não se sabe até quando o partido do Palácio Rio Branco vai esticar a corda. Entre os nomes cotados como pré-candidatos à prefeitura de Rio Branco, Thiago Caeteno e Luziel Carvalho ainda não se manifestaram aos seus chefes imediatos sobre afastamento do governo. Isso significa dizer que nada está definido no Progressistas sobre as eleições majoritárias deste ano.

Conversando

Quem segue dialogando na Casa Amarela é o deputado estadual José Bestene. Ele segue com seu plano de pré-candidatura com uma dobradinha no PSD. O nome do partido do senador Sérgio Petecão (PSD-Ac) seria o da esposa, Mafiza Galvão. Bestene, inclusive, vestiu fantasia e participou do Bloco Boi Cagão comandado pelo senador e aliados neste Carnaval.

Bloco na rua

O senador Sérgio Petecão tornou tradicional o Bloco Boi Cagão com mais uma edição de sucesso neste carnaval. Bem ao seu estilo 100% popular, ele foi às ruas de Rio Branco com centenas de foliões, com direito a abadás e marchinhas temáticas.

No Juruá

O vice-governador Major Rocha trocou a folia da capital e foi junto da esposa, Selma Rocha, brincar carnaval em Mâncio Lima, às margens do rio Japim. A aparição do vice-governador na região é estratégica. Inteligente e fazendo política 24 horas, o pré-candidato ao Senado em 2022 quer estreitar sua relação com o povo juruaense. Por lá, ele montou um QG.

Nos barrancos

O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB-AC) não teve companhias tucanas em seu estilo de fazer retiro carnavalesco. Ele foi sozinho de barco visitar comunidades ribeirinhas nos barrancos do Juruá. Gonzaga aproveitou para participar de competições esportivas, cultos, missas, tudo que tinha direito. Até tomou caiçuma com caciques da região.

Treta Geral

A postagem de WhatsApp do presidente Jair Bolsonaro apoiando movimentos contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foi o assunto político durante a quarta-feira de cinzas em todo o país. Quando todo mundo pensava que Bolsonaro teria criado um pouquinho mais de juízo, lá se vem uma nova crise pela rede social. O presidente disse que tem poucos amigos no canal onde publicou o vídeo.

Corona

Outra notícia que teve repercussão após o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro foi o caso do senhor de 61 anos, que confirmou infecção pelo novo coronavírus. Autoridades sanitárias de todo o país estão em alerta. No Acre, o secretário Alysson Bestene não se manifestou publicamente, mas, providências e protocolos estão sendo seguidos para evitar ou prevenir a propagação do vírus por essas bandas.

Zoando

Quem tá aproveitando para zoar a Polícia brasileira são os bolivianos. A imprensa vizinha resolveu mostrar a fragilidade das fronteiras, como se eles [os Bolivianos] fossem referência no combate ao crime organizado. De qualquer forma, vale a critica, serve de alerta às autoridades federais. Aliás, essa é uma pauta por demais batida e sem muitos retornos do governo federal.

Fala Calegário

O deputado estadual Fagner Calegário tem muitas explicações a dar. Uma delas são as desastrosas declarações contra empresários e um suposto esquema dentro do atual governo. Gladson Cameli não dormiu no ponto, rapidamente acionou a Polícia Federal para investigar o caso.

Toma lá, da cá

Tá todo mundo curioso pra saber o que foi ofertado ao deputado Calegário para sua adesão à base governista. Falam em cargos na UPA do Segundo Distrito e outros distribuídos entre segundo e terceiro escalão. O fato é que o Palácio Rio Branco ganha um deputado com conteúdo e capacidade de defesa. Há quem diga que na volta aos trabalhos o governador Gladson Cameli deva tirar de circuito alguns parlamentares da bancada de mudos, que literalmente não estão nem aí para as criticas feitas à gestão. É esperar para ver.

Águas de março

As águas de março chegam com o setor da segurança pública comemorando a redução da violência em todo o estado. Por outro lado, há aumento da participação da sociedade nas denúncias feitas ao sistema. As discagens positivas feitas ao Disk-Denúncia 181 aumentaram em 43%. Isso mostra que o envolvimento do cidadão ajuda a qualquer governo. É bom tomar isso como exemplo para outras áreas.

Convite

Chega à coluna convite para o lançamento da pré-candidatura de Fernando Zamora pelo PSL. O evento acontecerá na sede do partido, na Habitasa. Zamora representa um segmento importante de empresários. A festa deve ser muito prestigiada.

PUBLICIDADE