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A prefeitura de Rio Branco, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS) e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (SINDCOL) tranquilizam os alunos das redes públicas municipal e estadual de ensino sobre a renovação de cartões de passe estudantis.
Esta semana, um grande número de alunos procurou o posto de atendimento do SINDCOL na Central de Serviços Públicos (OCA), fazendo com que o tempo de renovação das carteiras demorasse acima do que acontecesse rotineiramente. Por isso, mais um posto com sete pontos de atendimentos foi aberto na Galeria Maximus, em frente ao prédio da OCA, no centro da cidade.
Outra questão que levou muitos alunos a buscarem ao mesmo tempo a renovação dos cartões foi a mudança da empresa de bilhetagem eletrônica, mas o gerente-geral do SINDCOL, Sérgio Pessoa, esclarece que não há necessidade de aglomerações, já que há cartões que vencem em abril, em maio e outras até em junho.
“Quem não tem cartão estudantil vencendo agora não precisa procurar um dos postos de atendimento do SINDCOL neste momento, até para evitar demora no atendimento e filas desnecessárias”, explica Sérgio Pessoa.
O SINDCOL disponibiliza aos usuários do transporte coletivo de Rio Branco oito pontos de atendimentos dentro da OCA e mais sete pontos na Galeria Maximos, este montado exclusivamente para a renovação de cartões do estudante e que estará funcionando também aos sábados das 8h às 14h e aos domingos das 8h às 12h.
Sérgio Pessoa esclarece ainda que neste momento necessitam somente procurar os postos de atendimento os alunos que estão tirando a primeira via do documento e também aqueles cujo cartão vence no final de março. “Repetimos que existem cartões com vencimento ao longo do ano e os alunos não precisam correr para fazer a substituição agora”, diz.
A mesma orientação é feita pelo diretor de Transportes da RBTRANS, Jô Luiz Fonseca. Como a superintendência tem a função de fiscalizar o funcionamento do transporte coletivo, ele tranquiliza os alunos ratificando que ninguém ficará sem o cartão de passe escolar.
“O aluno deve verificar no verso do cartão o período de vencimento. Se não estiver vencendo agora, ele não precisa enfrentar fila porque ele ainda tem validade. Somente deve procurar um posto de atendimento do SINDCOL o aluno cujo cartão vai vencer nos próximos dias”, esclarece.
Em Rio Branco, o SINCOL já emitiu uma média de trinta mil cartões de passe para estudantes e na OCA estão sendo realizados uma média de trezentos (300) atendimentos dia. Na Galeria Maximus, onde o atendimento é exclusivo para a renovação de cartões do transporte coletivo, uma média de quinhentos (500) atendimentos são realizados por dia.