FIVB anuncia mudanças no calendário por causa do coronavírus

Diante da pandemia global do novo coronavírus (COVID-19), que assola a população e o mundo do esporte, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou algumas mudanças no calendário de suas três modalidades. A entidade adiou o Challenger Cup de Vôlei, cinco etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e cancelou uma etapa do Circuito de Vôlei na Neve.

Segundo a federação, tais mudanças foram definidas, pois a atual crise foi monitorada em conjunto com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

– A entidade tem como principal prioridade a proteção da saúde e bem-estar dos jogadores, oficiais e torcedores – destacou a federação no comunicado, em seu site oficial.

As etapas do vôlei de praia que foram afetadas com a decisão seriam realizadas em junho. O torneio cinco estrelas de Roma, na Itália, programado para 9 a 14 de junho, e o torneio quatro estrelas de Moscou, na Rússia, que aconteceria de 3 a 7 de junho, foram cancelados.

Além disso, outros três eventos uma estrela foram adiados: As disputas de Miguel Pereira, (BRA), Raja Ampat, na Indonésia, e em Ios, na Grécia, que seriam realizadas entre 11 e 14 de junho. As novas datas dos torneios ainda não foram divulgadas pela federação.

Sobre o vôlei de quadra, a Challenger Cup, competição programada para 24 de junho e que garante ao campeão uma vaga na disputa da Liga das Nações de 2021, foi adiada. A sede do torneio masculino é em Gondomar, Portugal. Já a feminina, será em Zadar, na Croácia.

No vôlei na neve, após receber uma solicitação da Federação Argentina de Voleibol (FEVA), foi definido o cancelamento do World Volleyball World Tour em Bariloche, Rio Negro, Argentina, que aconteceria de 20 a 23 de agosto.

Preocupação com as vagas olímpicas no vôlei de praia

Em meio à pandemia, a FIVB entrou em contato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para modificar o sistema de classificação para os Jogos de Tóquio, adiados para 23 de julho de 2021. Segundo a federação, as mudanças serão anunciadas em breve. De acordo com o presidente do COI, Thomas Bach, todas as vagas já conquistadas anteriormente estão asseguradas.

No vôlei de quadra, por sua vez, todas as vagas foram preenchidas e já ocorreu o sorteio com a tabela tanto do masculino, quanto do feminino.

Por fim, a federação comunicou que essas mudanças buscam atender melhor os jogadores e o interesse de todos os envolvidos. Ela também ressaltou estar solidária com os membros da família do vôlei e expressou sua mais profunda simpatia pelas pessoas afetadas pelo surto.

PUBLICIDADE