Uninorte disponibiliza plataforma digital para que os acadêmicos continuem estudando durante a quarentena

O Centro Universitário Uninorte disponibiliza para a comunidade acadêmica da instituição uma plataforma em que é possível que a aula seja realizada ao vivo e ao mesmo tempo gravada para posterior acesso dos acadêmicos, as salas de aulas virtuais.

As aulas on-line estão sendo realizadas no mesmo horário que as presenciais, tendo como diferença o fato de que o acesso é feito de forma remota. Os estudantes e os professores se apropriaram das ferramentas disponibilizadas pela plataforma e externaram nas redes sociais o respeito que o Centro Universitário tem com a comunidade acadêmica e o povo acreano ao longo de sua história.

Diariamente mais de 6 mil alunos acessam a plataforma e assistem às aulas. A plataforma vinha sendo utilizada nos cursos de pós-graduação, desse modo estávamos preparados para utilizar a ferramenta. O Núcleo de Educação a Distância da Uninorte vem monitorando as salas de aula virtuais disponibilizadas na plataforma e à disposição das gravações das aulas para os acadêmicos.

Na prática

A professora Darling Vasques leciona no curso de Direito do Centro Universitário Uninorte há 15 anos. Iniciou em fevereiro de 2005, dando aula para a primeira turma de graduação do curso. Ao longo dos anos Darling teve inúmeras experiencias dentro da sala de aula, mas segunda ela, esta está sendo totalmente diferente.

Para vencer a falta que estava sentindo dos alunos, Darling montou um mural com a foto de todos os estudantes. “Quando terminei a primeira aula on-line, senti que faltava alguma coisa, estava tudo muito frio e esquisito. Então me veio a ideia de pedir fotos para eles, para de alguma forma colocá-los perto de mim. Conversando com eles no grupo do WhatsApp pedi que me enviassem uma foto, e não disse o que faria. Imprimi as fotos e criei um cartaz para cada turma. No cartaz tem as fotos e os nomes de todos os alunos. Eles ficaram curiosos para saber o motivo pelo qual pedi as fotos. Nas aulas seguintes, no início de cada uma, expliquei o motivo das fotos e mostrei o cartaz. Eles ficaram muito felizes agradecidos pelo carinho e atenção que transmiti. Muitos inclusive publicaram no Instagram.”

Darling conta que conseguiu aprender muita coisa com a nova experiencia e de alguma forma se reinventar como profissional. “Estou aprendendo tanta coisa, não sou nada tecnológica, e por isso tudo tem sido uma aventura. Tenho aprendido como usar a tecnologia para aperfeiçoar meu trabalho. Sobre a plataforma: é simples e de fácil utilização.”

PUBLICIDADE