Prefeitura de Sarandi (RS) decreta 7 dias de orações para combater covid-19

Para combater a pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o prefeito Leonir Cardozo (PP), de Sarandi (RS), a 330 quilômetros de Porto Alegre, publicou um decreto chamando “todos os moradores” da cidade de 24 mil habitantes para uma “semana de oração”. Com erros de digitação e de gramática, o documento instituiu a medida a partir das 18h da última terça. Até ontem à noite, a cidade não tinha nenhum caso confirmado da doença.

O decreto trazia também as justificativas para a ação: “existe um Deus Todo Poderoso e único que pode nos socorrer e livrar de todo o mal e ainda estabelecer a ordem e determinar a bênção sobre toda da Terra” e “toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do céu do Pai das Luzes”, segundo o texto. O decreto pedia também que todos os moradores da cidade invocassem “o nome do Senhor Jesus Cristo”. A publicação do decreto gerou controvérsia, o que fez com que a prefeitura emitisse ontem uma nota de esclarecimento em suas redes sociais dizendo que sabe que o estado é laico, mas defendendo a ação.

Ontem o prefeito também decretou o fechamento do comércio na cidade, que monitora os sintomas de 33 moradores. A reportagem do UOL tenta falar com o prefeito Leonir Cardozo, mas não teve resposta.

Prefeitura defende a ação

Leia a íntegra da nota emitida pela prefeitura de Sarandi, ontem, defendendo o decreto: “Tendo em vista que a fé e espiritualidade mantém a sociedade unida e desperta atitudes de cooperação, altruísmo e o sentimento de comunidade e irmandade mesmo em tempos de isolamento, decidimos de comum acordo, redigir o Decreto Municipal Nº3701, de 06/04/2020, a fim de que as pessoas possam, no momento que lhes forem oportunos, em suas residências, exercer sua fé, independentemente de religião e credo, pois sabemos que o Estado é laico.

Acreditamos na importância da ciência e da medicina, que são indispensáveis neste momento, mas acreditamos também no poder da fé, da oração e da espiritualidade, principalmente neste momento em que os cidadãos estão sofrendo com a distância de seus familiares, em virtude da pandemia do Covid-19. Reiteramos que o Município de Sarandi está seguindo todas as recomendações de combate e prevenção ao supracitado vírus, bem como, as determinações do Governo Estadual, mas temos a convicção, que neste momento de incertezas, dúvidas e medo, a oração e a fé podem oferecer paz, alento e conforto”

PUBLICIDADE