Alysson Bestene diz que trabalha para que no máximo 10% dos acreanos sejam infectados

O secretário de Saúde do Acre, Alysson Bestene, declarou, na sessão remota da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quarta-feira (15), que o plano de contingência trabalha com a perspectiva de que não mais que 10% da população do Acre venha a ser infectada pelo coronavírus.

Com relação a projeção de casos, o gestor frisou que nesta quara o Acre deveria ter 92 casos, mas está acima da média. “Fizemos uma escala de caso, e temos uma projeção, hoje nós teríamos 92 casos, mas estamos acima da média. Estamos com 99 caso, ou seja, estamos acima da curva epidemiológica, tirando Rondônia e Roraima, os demais ultrapassaram os casos projetados de covid-19”, encerrou.

Alysson afirma que o Estado dispõe de equipamentos de proteção individual (EPI) para os servidores da saúde, além disso, existe conta com um grande número de respiradores. “Temos já respiradores, medicamentos estocados, leitos de UTI e equipamentos de EPI. Temos a previsão de 12 leitos no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul”, declarou.

Segundo ele, será preparado também o Hospital de Brasileia com 8 leitos de UTI, porém, ainda precisam ser equipados. “Com relação a respiradores, temos 73 ventiladores, 22 no Juruá e região do Baixo e Alto Acre. Vamos comprar cerca de 82 respiradores e existe a possibilidade de recebemos a doação de alguns, mas sabemos das dificuldades necessárias pela falta deles no mundo”, explicou.

Bestene disse ainda que na semana que vem, enfim, será entregue o Instituto de Traumatologia e Ortopedia (INTO). “Na próxima semana temos a previsão de entrega de 10 leitos de UTI e 46 leitos de enfermaria. “Os leitos serão montados completos, ou seja, todos já equipados, mas podem ser dobrados os números de UTI”, explicou.

PUBLICIDADE