O presidente Jair Bolsonaro disse que o governo deve levar mais dez dias para processar todos os cadastros para recebimento do auxílio emergencial. Em live transmitida em sua página no Facebook nesta quinta-feira (23), Bolsonaro esteve ao lado do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.
“Esse pente fino que está sendo feito, mais uns dez dias deve chegar a um ponto final. Antes de completar os 30 dias do recebimento da primeira parcela vai começar a pagar a segunda”, prometeu o presidente da República. Segundo Bolsonaro, mais de 33 milhões de pessoas já receberam o auxílio emergencial e 45 milhões fizeram cadastro, número maior do que o que o governo esperava inicialmente.
Já Pedro Guimarães garantiu que o governo vai respeitar a lei para fazer os pagamentos, sem que incorra no risco de cometer uma “pedalada fiscal” para pagar o benefício. “Não há a menor possibilidade deste governo realizar um pagamento sem que tenha dinheiro e esteja no orçamento. Existe dinheiro para a primeira parcela, na verdade pra todas, mas como tivemos um número muito maior de pessoas cadastradas do que qualquer um imaginava, vai ter que aumentar o valor do orçamento”, explicou o presidente da Caixa.