Consultar o Auxílio Emergencial agora ficou mais fácil com o site Consulta Auxílio. A ferramenta, lançada nesta semana pelo Ministério da Cidadania e pela Dataprev, é específica para que o cidadão que fez o requerimento do benefício de R$ 600 possa consultar a disponibilidade dos recursos e o status do processo de concessão. O site, que não substitui as demais plataformas já disponíveis, tem como funcionalidade exclusiva a realização da consulta, deixando processos de requerimento e gestão do auxílio a cargo dos apps e sites Caixa Auxílio Emergencial e Caixa Tem.
A ferramenta é uma opção para o cidadão encontrar mais recursos na hora de consultar a concessão e o processo de liberação do benefício, também conhecido como “coronavoucher”. A expectativa é que a plataforma ajude a diminuir a sobrecarga que têm sido comum no uso do Caixa Auxílio Emergencial e Caixa Tem.
A Dataprev, empresa pública responsável pela gestão da ferramenta, afirma que já foram realizados 97,7 milhões de cadastros. Desse total, 50,5 tiveram o auxílio concedido, enquanto 32,8 milhões foram considerados inelegíveis e 13,7 milhões dependem de correções nos dados cadastrais.
Ter mais de 18 anos;
Não ter emprego formal;
Não receber benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou participar de programa de transferência de renda federal (exceto pelo Bolsa Família);
Ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou, no total, de até três salários mínimos;
Não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.
A solicitação do benefício deve ser feita pelo app ou site Auxílio Emergencial Caixa. Após o procedimento, é possível acompanhar o pedido pela nova plataforma da Dataprev. Veja, a seguir, como usar o site Consulta Auxílio Emergencial para verificar a situação do seu benefício.
Como usar o site Consulta Auxílio Emergencial
Passo 1. Acesse o site do Consulta Auxílio Emergencial (https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/);
É preciso preenhcer os campos corretamente de acordo com os dados cadastrados no momento da solicitação — Foto: Reprodução/Filipe Garrett
Passo 3. Então, visualize, na coluna à esquerda, as datas e o status do processo. No nosso exemplo, a solicitação foi realizada em 7 de abril, os dados foram processados pela DataPrev em 12 de abril e o envio do auxílio para a Caixa foi realizado no dia 15.