O anúncio de apenas 13 novos casos de coronavírus no Acre nesta segunda-feira (11) surpreendeu muita gente que já estava acostumada com os altos números diários de infectados nos últimos dias. No entanto, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informou que o baixo quantitativo aconteceu porque os trabalhadores do Centro de Infectologia Charles Meriéux, em Rio Branco, tiraram o domingo (10) para descansar.
Desde que a perdeu-se o controle sobre a pandemia no Acre, em meados de abril, os técnicos do laboratório não teriam tirado um dia de folga, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O descanso neste início de semana coincidiu com a manutenção de uma máquina essencial para a conclusão das análises dos testes de coronavírus, que já somam mais de 5 mil.
Na segunda, os trabalhadores retornaram ao serviço e o Boletim Epidemiológico desta terça (12) deve voltar com número alto de contaminações. A média diária de infectados nos 10 primeiros dias de maio foi de 105 novos casos. A sexta (8) trouxe um recorde de 163 novos contaminados. O total oficial de infectados é de 1460, com 50 mortes até o momento.
