Quem estava acostumado com os altos números de novos casos diários de coronavírus no Acre desde o início do mês deve ter se surpreendido com a baixa quantidade de contaminados anunciada na quinta (14) e sexta-feira (15). Nessas datas, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informou apenas 46 e 45 infectados, respectivamente. A média de novos casos por dia era de 100 entre 1º e 13 de maio.
O baixo quantitativo, que deve ser mantido neste sábado (17), se deve à falta de reagentes no Laboratório de Infectologia Charles Mérieux, em Rio Branco. O material é essencial para a conclusão dos exames. Cerca de 1.500 estão à espera de resultado. Os 91 divulgados nos últimos dois dias foram somente os testes rápidos, feitos com amostras de sangue.
O diretor do laboratório, Andrea Stocker, informou a liberação dos kits enviados ao Acre passou por problemas na alfândega de um dos aeroportos de São Paulo e o governo teve de recorrer a um empréstimo do Laboratório Butantã para dar conta da demanda até que a situação se resolva.
Os kits estavam previstos para chegar neste sábado, quando as análises serão retomadas. Com isso, poderá haver uma grande notificação de novos casos a partir da semana que vem.
Até o momento, o Acre tem 1785 contaminações oficiais. Quase 60 já perderam a vida para a covid-19 no estado em quase dois meses de pandemia.