‘O estresse pode afetar o sistema digestivo’, explica Fábio Atui

digestaoPesquisa

digestaoO que você faz quando está no banheiro? Tem gente que usa o espaço para falar ao celular, bater um papo, trocar de roupa. Algumas pessoas até usam o banheiro para chorar, desabafar e contar até dez para passar a raiva. Tem gente que dorme…

Uma pesquisa mostrou que metade dos brasileiros gostaria que os patrões prestassem mais atenção nos banheiros das empresas.  Muita gente tem dúvidas na hora de usar o vaso sanitário. Pode sentar? Tem que forrar?

O doutor Caio Rosenthal explica que o ideal é não sentar no vaso de banheiros públicos e, se não for possível, forrar o assento com papel higiênico. Ele lembra que encostar a pele, se estiver íntegra, no xixi não é o perigo.

O problema é encostar-se à sujeira e levar a mão à boca. É importante é sempre lavar as mãos ao sair do banheiro.

O doutor Fábio Atui lembra que precisamos sempre ouvir o nosso corpo. “Se você está com vontade de ir ao banheiro, você tem que ir. Não espere a vontade passar e voltar. Respeite o seu corpo.”

Atui também diz que o estresse pode afetar o funcionamento do intestino. “O aparelho digestivo tem muita relação com o nosso estado emocional.”

O Bem Estar dá algumas dicas para ir ao banheiro: beba água, pois o líquido ajuda na contração do intestino; faça caminhadas, pois os exercícios melhoram os movimentos peristálticos do intestino; beba café. Se você bebe água, come fibra, faz atividade física e ainda assim o intestino não funciona bem, procure um médico.

PUBLICIDADE