Movimento desafia pré-candidatos acreanos a doarem sangue no Hemoacre

O Projeto “Político Sangue Bom” se baseia no “Movimento Político Sangue Bom” que, em 2014, durante as eleições presidenciais, desafiava os candidatos à presidência a parar por alguns instantes suas campanhas e ir doar sangue.

Em Rio Branco, a ação segue linha semelhante, só que desafiando todos os políticos, em especial aqueles que são pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereador.

O pré-candidato ou político que aceitar o desafio deverá postar um vídeo ou foto comprovando a doação e desafiar pelo menos um colega, de seu partido ou de outra sigla, a fazer o mesmo. A campanha vai ser realizada, basicamente, pelas redes sociais e utilizará a tag #PolíticoSangueBom.

Antes da pandemia, o Hemoacre coletava até 20 bolsas de sangue por dia. Agora, a média é de apenas quatro bolsas diárias. O estoque está vazio no momento em que o mundo enfrenta a pandemia do covid-19 e as UTIs estão praticamente lotadas.

Preocupado com isso, e considerando que Rio Branco possui de 300 a 500 pré-candidatos para as eleições deste ano, o projeto acredita que este seja um bom momento para mobilizar esse grupo de cidadãos a mostrar disposição a ajudar a sociedade acreana.

“Por tal motivo, decidimos desafiar os pré-candidatos a comparecer ao Hemoacre e fazer uma doação de sangue. Na proposta, caso o desafiado esteja, por algum motivo, impedido de doar, é possível levar um parente ou amigo para fazê-lo em seu lugar”, diz o idealizador do projeto em Rio Branco, o servidor público Francisco Progênio.

A campanha se inicia na tarde desta segunda-feira (8) e deve durar até o final do mês de junho. Os primeiros pré-candidatos a serem desafiados foram Minoru Kimpara, Rene Fontes, Lucas Matos, Bruninho Fernando e Oseias Silva. A ideia é que o desafio chegue a todos os candidatos através das redes sociais.

“Espero que a classe de políticos abrace esta causa nobre, pois o momento de cuidar do nosso povo já começou. Mais do que nunca, é preciso, literalmente, que eles deem o sangue”.

PUBLICIDADE