Corpus Christi no AC terá missas transmitidas e Santíssimo levado às ruas para bençãos

O dia de Corpus Christi, tradicionalmente comemorado pela Igreja Católica com missas lotadas e procissões pelo centro da cidade, será diferente neste ano, como também foi o período da Semana Santa para os apostólicos romanos, por conta da pandemia do coronavírus.

A data em que se celebra um dos princípios mais importantes do catolicismo – o sacramento da eucaristia (corpo de cristo) – terá missas transmitidas pela TV Diocese e pelos perfis da igreja no Facebook, às 8h desta quinta-feira (11), e pelas paróquias, em horários específicos, também pelos perfis disponibilizados.

“Infelizmente a procissão não será possível, como também as missas com público físico nas igrejas, mas mostraremos que a nossa fé em Cristo não está abalada e é o que nos mantém de pé neste momento tão difícil”, disse o padre da Diocese de Rio Branco, Jairo Coelho.

O religioso explicou ainda que cada paróquia terá, durante o dia, um momento para levar Jesus sacramentado pelas ruas dos bairros de Rio Branco, em carro fechado, com o objetivo de abençoar as casas e as famílias.

“A diferença é que agora nós vamos vivenciar esse momento de casa, na dimensão de igreja doméstica. Jesus também está conosco e presente nesta igreja que é a nossa família. O corpo de Cristo é a igreja, e a igreja somos nós”, explicou.

Decreto que prevê reabertura das igrejas no AC

Questionado sobre a possibilidade de retorno das igrejas católicas às atividades normais, com 30% de público, como prevê um projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o administrador da Diocese comentou que o posicionamento da igreja segue o mesmo, até o momento: “templos fechados”.

“Nós só vamos reabrir quando tivermos segurança para isso. Nós estamos preocupados, antes de qualquer coisa, com as vidas, com as pessoas, com os mais vulneráveis. As igrejas seguem fechadas. Cristo veio para que todos tenham vida, e vida em abundância”, finalizou.

PUBLICIDADE