A Caixa Econômica Federal (CEF) libera neste sábado (13) as transferências e os saques em dinheiro da segunda parcela do Auxílio Emergencial depositada em poupanças sociais digitais do banco para os 2,5 milhões de beneficiários nascidos em dezembro.
SAIBA TUDO SOBRE O AUXÍLIO EMERGENCIAL
A Caixa Econômica Federal vai abrir 680 agências neste sábado para atender aos beneficiários do Auxílio Emergencial, das 8h às 12h. Confira a relação das que vão abrir no endereço: www.caixa.gov.br/agenciasabado.
Com a liberação deste sábado, a Caixa conclui os pagamentos da segunda parcela do Auxílio Emergencial para os trabalhadores que receberam a primeira parcela até 30 de abril. Ainda não há data para pagamento da segunda parcela para quem recebeu a primeira após essa data.
O pagamento da terceira parcela do Auxílio Emergencial segue suspenso, exceto para o público que faz parte do Programa Bolsa Família, cujos pagamentos serão iniciados no dia 17 de junho. O calendário, entretanto, segue sem definição.
O último balanço da Caixa, de quarta-feira (10), ainda havia 10,7 milhões de pedidos de Auxílio Emergencial aguardando análise. Nesta sexta-feira (12), o Ministério da Cidadania informou que concluiu a análise de 8,9 milhões de cadastros e os pagamentos de 4,9 milhões de novos aprovados serão realizados nos dias 16 e 17 de junho.
Liberação automática
Para os trabalhadores que receberam a primeira parcela do benefício em outra conta, os recursos depositados na poupança digital serão transferidos automaticamente também na data de liberação dos saques e transferências. Com isso, esses beneficiários terão que procurar os bancos em que têm conta caso queiram sacar o dinheiro.
Veja o calendário para liberação de saques e transferências da poupança social digital:
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.
Balanço
A Caixa não atualizou o balanço de beneficiados pelo Auxílio Emergencial desde o anúncio do Ministério da Cidadania nesta sexta-feira (12) de que 8,9 milhões de cadastros foram analisados pela Dataprev.
Até a quarta-feira (10), a Caixa Econômica Federal (CEF) havia pagado R$ 76,6 bilhões em Auxílio Emergencial, para 58,6 milhões de beneficiários. Ao todo, foram 108,5 milhões de pagamentos, uma vez que muitos beneficiários já começaram a receber a segunda parcela de R$ 600.
Ainda segundo a Caixa, foram processados pela Dataprev 101,9 milhões de cadastros, dos quais 59,2 milhões foram considerados elegíveis – destes, 19,2 milhões de beneficiários do Bolsa Família, 10,5 milhões do Cadastro Único e 29,5 milhões de trabalhadores que se inscreveram por meio do site e do aplicativo do programa.
Outros 5,2 milhões de cadastros feitos pelo app e site estão em reanálise, e 5,5 milhões ainda passam pela primeira análise.