Acreano é aprovado em seleção para Pós-Doutorado da UNICAMP convidado para palestrar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica

O acreano, professor doutor do Centro Universitário U:VERSE, Rômulo Damasclin Chaves dos Santos, recebeu recentemente um convite para participar como palestrante no Workshop de Sistemas Complexos, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos – SP. Este evento apresenta as últimas pesquisas conduzidas por pesquisadores da Divisão de Ciências Fundamentais do ITA e de colaboradores da área de Sistemas Complexos, Dinâmica Não-Linear e Caos, com aplicações em plasmas de fusão, plasmas astrofísicos, turbulência de fluidos, interação Sol-Terra e Ionosfera. Mas por conta da pandemia, o evento será realizado em 2021.

O convite foi feito por um dos grandes pesquisadores do Brasil, a saber, prof. dr. Erico L. Rampel, professor associado do Departamento de Matemática do ITA, pesquisador das áreas de simulação numérica do dínamo solar e plasmas espaciais e astrofísicos, dinâmica não-linear aplicada, caos e equações diferenciais parciais, possuindo várias publicações nas áreas.

Atualmente o professor trabalha no Centro Universitário U:VERSE

Como uma das linhas de pesquisa do professor é a Turbulência em Fluidos Newtonianos, seu tema e projeto de pesquisa intitulado “Modelagem Matemática e Simulação Numérica Híbrida para a Termofluifodinâmica em Geometrias Complexas Isotérmicas em Fluidos Newtonianos Incompressíveis utilizando o Método de Fronteira Imersa”, recebeu convite para compor a equipe de palestrantes neste evento. “Fiquei feliz com o convite e espero agregar e compartilhar novos conhecimentos na área”, comenta o professor.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma Instituição de Ensino Superior Pública da Força Aérea Brasileira, vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado na cidade de São José dos Campos, São Paulo.

O Ph.D. apresentará modelagem matemática e simulação numérica envolvendo combinação de fenômenos físicos como transferência de calor e turbulência em fluidos, utilizando para isto, matemática de alto nível. A Dinâmica do Fluidos, sua linha principal de pesquisa, é uma das áreas mais complexas quando se refere às aplicações em matemática devido ao seu contexto físico-matemático e computacional. Em geral, a dinâmica dos fluidos trata do movimento dos fluidos.

O Ph.D. relembra que questões fundamentais como a existência e unicidade de soluções para as equações que regem o movimento dos fluidos, como as conhecidas Equações de Navier-Stokes ainda não foram totalmente respondidas. Por exemplo, a existência de solução global no tempo para as equações de Euler incompressíveis em três dimensões para dados iniciais suaves, que ainda é um importante problema em aberto.

A palestra, baseia-se, à priori, em alguns resultados que pertencem ao plano e ao espaço bidimensional. Diante disto, será apresentado uma inovadora implementação de baixo custo computacional, envolvendo a simulação numérica da energia e do seu espectro juntamente com o movimento termofluidodinâmico em torno de geometrias imersas isotérmicas complexas utilizando diferentes modelos matemáticos como é o caso do Método de Fronteira Imersa para a turbulência, com utilização por exemplo, dos modelos matemáticos de Smagorinsky, Spalart-Allmaras, URANS, LES, DES e PANS.

Para além disso, o Ph.D. foi aprovado em seleção para um Pós-Doutorado (Post-doctoral Fellowship) na UNICAMP, na área de Mecânica Computacional no Centro de Altos Estudos para Petróleo (CEPETRO/UNICAMP). O professor concorreu com 5 candidatos do exterior (Irã, Turquia, China, Índia e USA) e outros 5 brasileiros (todos de SP). A pesquisa está relacionada com o desenvolvimento de ferramentas numéricas para aplicar técnicas de aproximação MHMM (Multiscale Hybrid Mixed Method) combinado à outros modelos matemáticos para a resposta geomecânica para simulação de escoamentos em reservatórios de petróleo bifásico. Nesse primeiro momento, devido a pandemia, os trabalhos serão desenvolvidos em home office.

O prof. Rômulo é membro editor da American Journal Applied Mathematics, possui expertise em equações diferenciais parciais não-lineares e integro-diferenciais, e em equações de Navier-Stokes. Atualmente, o professor trabalha na U:VERSE como professor de ensino superior nas áreas de Cálculo Diferencial e Integral, Cálculo Numérico, Estatística, dentre outras, em diferentes cursos de graduação. É licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui doutorado em Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Portugal), título com validade nacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

PUBLICIDADE