Começam nesta segunda-feira (22), em todo o estado, as transmissões de videoaulas para alunos da rede pública e particular de ensino. Promovido pelo governo do Acre, através das secretarias de Educação (SEE) e Comunicação (Secom), o programa Escola em Casa tem exibições via canal Amazon Sat.
As rádios Aldeia e Difusora Acreana também transmitem os conteúdos para estudantes que vivem em lugares longínquos e sem acesso à TV.
A ideia é manter os mais de 150 mil alunos da rede pública, mais os estudantes da rede privada, menos ociosos durante a pandemia de coronavírus, que em março obrigou as escolas a fecharem suas portas por tempo indeterminado.
A programação televisiva acontece diariamente, das 8h às 11h e das 14h às 16h30. Na rádio, as aulas acontecem de manhã, de tarde e de noite, duas horas por turno.
Quem perder o conteúdo poderá ter acesso ao material por meio da plataforma https://www.educ.see.ac.gov.br/, que estará disponível logo após a exibição.
Lançado na manhã desta segunda pelos secretários de Educação, Mauro Sérgio Cruz, e Comunicação, Silvânia Pinheiro, o Escola em Casa é regulamentado pelo Conselho Estadual de Educação e Ministério da Educação (MEC).
“Essa ação tem uma base jurídica muito importante”, lembrou o Mauro Sérgio. Para ele, se o aluno não pode ir à escola, a escola deve ir até o aluno. “Neste momento de exceção precisamos mostrar aos alunos que estamos presentes mesmo ele estando em casa”.
Silvânia Pinheiro destacou o papel da comunicação pública para além dos centros urbanos. “É muito importante a inclusão das rádios nessa proposta para que cheguemos até as aldeias indígenas, aos seringais e aos ribeirinhos mais distantes”.
Os canais do Amazon Sat por município:
Assis Brasil – canal 6
Brasileia – canal 12
Cruzeiro do Sul – canal 19
Feijó – canal 13
Mâncio Lima – canal 7
Manoel Urbano – canal 10
Rio Branco – canal 31.1
Senador Guiomard – canal 31.1
Tarauacá – canal 22
Xapuri – canal 3 e
Sena Madureira – canal 25.