Lula é escolhido ‘soldado’ do PT para refazer laços com movimentos sindicais

7111h1y8chiksotkd0jcws577

Ex-presidente tem sido porta voz das demandas de sindicatos ligados à base do PT

o escolhido

7111h1y8chiksotkd0jcws577

Ex-presidente tem sido porta voz das demandas de sindicatos ligados à base do PT

Uma das autocríticas recorrentes que o PT tem feito no momento mais agudo da crise atravessada pelo partido – associado a denúncias de corrupção na Petrobras e em outras áreas do governo – é justamente o afastamento de suas bases sindicais. Diante dessa constatação, a ordem é voltar às origens e buscar uma reaproximação com centrais sindicais alinhadas à sigla. O escolhido para capitanear o trabalho: Lula. “Não há melhor ‘soldado’ para fazer essa reaproximação”, disse uma fonte petista ao iG.

A ofensiva começará por São Paulo, em especial o ABC paulista, região onde Aécio Neves superou Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de 2014, mesmo em cidades administradas pelo PT. Em São Bernardo do Campo, por exemplo, Aécio teve 55% dos votos ante 44% de Dilma. Em São Caetano, a derrota mais acachapante: 78% do tucano contra 22% da petista.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o indutor desse processo e recorrentemente tem participado de eventos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de seus sindicatos, especialmente do início do ano para cá.

“Com a ajuda dele o movimento sindical tem mais chance de dialogar com a Dilma, o que não aconteceu no primeiro mandato”, destaca um sindicalista.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA

PUBLICIDADE