meio ambiente
Durante o trimestre de fevereiro, março e abril, os alertas de alteração na cobertura florestal por corte raso e degradação na Amazônia somaram 550 km². O Acre não consta na lista de Estados que fizeram corte raso e degradação na região, divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Dos 550 km², estima-se que 362 km² são de áreas de desmatamento por corte raso e 180 km² correspondem à degradação florestal, conforme registro do DETER, o Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real do Inpe.
Nas distribuições das áreas de alertas nos Estados, estão Mato Grosso (150,51 km²), Pará (81,38 km²), Roraima (61,85 km²), Amazonas (20,46 km²) e Rondônia (20,15 km²). Em fevereiro, a cobertura de nuvens impediu a observação de 60% da Amazônia, em março subiu para 71% e em abril foi de 67% de nuvens.
Em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, o Inpe não recomenda a comparação entre dados de diferentes meses e anos obtidos pelo sistema.
