Nome ativo na luta contra o racismo, Elza Soares, que completou 90 anos há poucos meses, lançou a música Negão Negra, em parceria com Flávio Renegado, para comemorar a chegada da nova idade.
Em conversa com a coluna de Leo Dias, do Metrópoles, a cantora afirmou que toda sua obra, que mostra a cultura negra, é uma forma de combater o racismo.
A respeito da nova música, a diva do MPB explicou: “Negão Negra mostra como o racismo estrutural existe. E a gente vem combatendo isso. O negro tem uma força, que eu não sei de onde vem, mas que ela sempre aparece”.
O clipe da canção traz imagens dos manifestos antirracistas e ainda lembra dos nomes de Marielle Franco, George Floyd e João Pedro Mattos. Em homenagem, foi colocada a seguinte frase: “Em memória aos que perderam suas vidas para o racismo”.
Vale lembrar que ainda neste ano a artista lançou a música Onda Negra. “É Elza Soares mostrando raça, sua força. Minhas músicas mostram essa força violenta da cultura negra, uma cultura de raça, com sangue na veia. Que mostra o que veio a fazer“, pontuou a cantora.
Veja: