O Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 anunciou na tarde desta sexta-feira (2), em videoconferência, que as três regionais de saúde do Acre permanecerão por mais duas semanas na fase amarela (Atenção) em relação à pandemia de coronavírus.
Com isso, não haverá alterações no funcionamento de serviços. Permanecem proibidos apenas eventos, feiras, seminários e congressos.
As aulas das redes públicas e privadas de ensino, inclusive as universidades, não constam na tabela de atividades que podem ser flexibilizadas e só devem retornar em 2021, após vacina contra a covid-19, que já matou mais de 660 acreanos.
O período analisado foi de 13 a 26 de setembro. Nesse tempo, segundo o comitê, não houve mudanças significativas nos indicadores que possibilitam a alteração da bandeira.
Uma nova avaliação acontecerá no dia 16 de outubro para saber se o estado permanece, retrocede ou avança de faixa.
Para saber se determinada região do Estado está apta a avançar de um campo a outro, observam-se os seguintes indicadores:
– isolamento social
– notificações por síndrome gripal
– novas internações por síndrome respiratória aguda grave
– novos casos confirmados de covid-19
– novos óbitos por covid-19
– ocupação de leitos clínicos por pacientes com coronavírus e
– ocupação de leitos de UTI por pessoas acometidas pela covid-19.
A análise divulgada nesta sexta-feira é a oitava realizada desde a apresentação do Pacto Acre Sem Covid, no dia 22 de junho.