O Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, órgão colegiado auxiliar do Estado nas matérias relacionadas ao coronavírus, instituído pelo Decreto nº 5.465, de 16 de março de 2020, resolveu publicar a flexibilização de alguns outros serviços no Nível Amarelo, que não estavam previstos, na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (8).
No edital, o secretário Alysson Bestene solicita que, no nível em que o Acre está inserido, ocorra a utilização de parques públicos, eventos corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos, tais como congressos, simpósios, conferências, palestras, assembleias, workshops e seminários, bem como eventos comemorativos e sociais, tais como casamentos, aniversários e outros tipos de confraternizações realizados em igrejas, cerimoniais, restaurantes e buffets, além do uso das piscinas nas academias de ginástica.
Em bares, restaurantes e similares, o governo sugere que haja a redução do horário para apresentações musicais ao vivo, cujo limite será de até meia-noite; utilização de instrumentos de sopro com as restrições previstas nos protocolos sanitários estadual e municipais; e criação de uma barreira física (acrílico ou similar) entre o cantor e músicos com instrumentos de sopro e o público.
As mudanças devem ser inseridas em uma proposta de consolidação das Resoluções editadas Grupo de Apoio ao Pacto Acre Sem COVID e publicadas também no Diário Oficial.
“Determinar ao Grupo de Apoio ao Pacto Acre Sem COVID a elaboração de proposta de consolidação das Resoluções editadas por este Comitê com fulcro no art. 10 do Decreto nº 6.206, de 2020, submetendo-a em seguida à aprovação e disponibilização no endereço eletrônico de acompanhamento do Pacto Acre Sem COVID”, finaliza o decreto.