No dia 31 de agosto de 2020, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o ano de 2021 foi encaminhado ao Congresso Federal. No documento, consta a previsão de 40 novas para o concurso Senado Federal.
Esse quantitativo de vaga já era esperado desde o começo de 2020, quando tudo indicava que o novo concurso seria realizado. Entretanto, veio a pandemia da COVID-19 e acabou com os planos de muitos concurseiros.
Mas o fato é que o PLOA dá mais indicativos de que o concurso do Senado aconteça em 2021!
Comissão do concurso Senado Federal foi revogada
Devido à situação de calamidade pública, a comissão do concurso Senado Federal acabou sendo revogada por tempo indeterminado. A decisão foi tomada com base no momento de incerteza em relação às questões orçamentárias.
De acordo com a portaria nº 20, divulgada no Diário Oficial da União, é bem possível que os recursos sejam realocados para a prevenção e o combate ao novo coronavírus. Isso quer dizer que o edital do concurso só deverá ser publicado a partir do ano de 2021.
“Pesou na decisão, ainda, o fato de existir insegurança sanitária para a realização presencial do exame, uma vez que, pela consequente aglomeração, não há garantias da integridade à saúde dos candidatos e fiscais nos locais de aplicação das provas”, comunicou a assessoria da Casa.
Confira nota oficial encaminhada para a equipe do Concursos no Brasil: