Marcio Bittar é o senador do MDB que caiu nas graças de Bolsonaro

“O senador Marcio Bittar (MDB-AC) se tornou uma das figuras de maior protagonismo do Congresso Nacional nestes últimos meses de 2020. O parlamentar é o relator do Orçamento Federal para o próximo ano e também de duas propostas de emenda à Constituição (PECs) vistas como fundamentais para o governo de Jair Bolsonaro, a chamada “PEC emergencial” e a que reorganiza o pacto federativo.

O destaque recebido por Bittar é, entre outros motivos, um reflexo do apoio pessoal dele ao governo Bolsonaro. Atualmente, mesmo filiado a um partido de centro, Bittar é um dos congressistas de maior alinhamento com o Palácio do Planalto.

“Eu sou um aliado incondicional do governo, do presidente Jair Bolsonaro e principalmente da linha econômica representada pelo ministro Paulo Guedes”, disse na última terça-feira (27), após deixar uma reunião no Ministério da Economia em que discutiu alternativas para o financiamento do Renda Brasil, programa que deve substituir o Bolsa Família e se tornar o principal projeto da área social do governo Bolsonaro.

Bittar é um dos vice-líderes do governo no Congresso e chegou a ter seu nome cogitado como um possível sucessor de Davi Alcolumbre (DEM-AP) na presidência do Senado. O parlamentar do Amapá não pode, pelas regras atuais, concorrer a um novo mandato no comando da Casa após o término do atual, que se encerra em fevereiro. Alcolumbre tem mobilizado a classe política e o Judiciário para conseguir autorização para uma nova candidatura. Se a mobilização for bem-sucedida, ele é favorito para a reeleição. Mas se a empreitada não vingar, Bittar é visto como uma alternativa. Ele traria consigo o respaldo do MDB, que tem a maior bancada do Senado, e também do Poder Executivo.”

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

PUBLICIDADE