visita
O governador Tião Viana recebeu na manhã desta quarta-feira (1º) o seu colega Confúcio Moura, de Rondônia, para tratar das obras de construção da ferrovia transcontinental, Um dos Estados que mais cresce em termos de produção agrícola, Rondônia tem interesse particular pela ferrovia para aumentar suas exportações de grãos para o mercado asiático. A China será a principal financiadora da obra, orçada em mais de US$ 50 bilhões.
“Devemos pensar em todas as ações – por onde irá passar o traçado da ferrovia, os licenciamentos ambientais, a ação da mão de obra e os compromissos dos Estados para a implantação desse projeto”, diz Moura. O governador de Rondônia seguiu ainda nesta quarta para Manaus, onde se reunirá com o governador José Melo. Ele já esteve encontros em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Conforme o projeto original da obra, a ferrovia sairá do Rio de Janeiro e chegará até os portos peruanos do Pacífico. Neste caminho está o Acre. No Estado os trilhos poderão cruzar todo o território, chegando ao Peru.
“Rondônia está à frente desse processo para que a ferrovia, que é uma meta da presidente Dilma Rousseff, em parceria com o governo chinês, possa se consolidar como algo rápido, concreto e que permita de fato uma mudança para todos nós, da Amazônia Ocidental”, disse Tião Viana.
