O governo de Rondônia aplicou nesta terça-feira (19) as primeiras doses da CoronaVac, a vacina emergencial aprovada contra a Covid-19. Os primeiros vacinados no estado foram dois profissionais de saúde e um indígena, logo depois do avião pousar na Base Aérea em Porto Velho.
Karina Zingra, médica do Hospital de Campanha na capital, foi convidada pelo estado para ser uma das primeiras vacinadas. O secretário Fernando Máximo, da Sesau, foi quem aplicou o imunizante em Karina.
“Eu fiquei surpresa, não imaginava que isso pudesse acontecer. Fiquei muito feliz, lisonjeada, pois tenho um carinho grande pelo hospital que trabalho e pela minha equipe. Estou muito feliz por poder representar o Hospital de Campanha aqui, hoje, uma das primeiras pessoas vacinadas [contra a Covid]. Fiquei muito emocionada”, relatou à Rede Amazônica.
Outro profissional que recebeu a dose da vacina foi o enfermeiro Márcio James Jorge Santos, do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).
Márcio mora no estado desde 1994 e contou, em entrevista, que o convite para ele tomar a vacina CoronaVac foi feito pela gerência do Cemetron.
“Eu já peguei Covid e a gente tem medo de pegar de novo, mas agora tomar a vacina vai dar uma maior segurança pra gente trabalhar”, disse com entusiasmo.
O indígena Elivar Karitiana, de 37 anos, também foi convidado para ser um dos primeiros vacinados contra o coronavírus em Rondônia.
“É muita felicidade, alívio, um momento único. Sei que a vacina vai controlar o vírus, pois vai aumentar a imunidade das pessoas. Perdemos muitas pessoas queridas, lideranças indígenas importantes, nossas bibliotecas vivas, que são nossos idosos que já se foram”, afirma Elivar.
Rondônia foi o último estado brasileiro a receber a vacina contra Covid-19. O voo com 49 mil doses da CoronaVac pousou na Base Aérea em Porto Velho por volta das 9h50 desta terça-feira.