Com o ano letivo tumultuado pela pandemia e a necessária aplicação das medidas de isolamento social, o ano letivo de 2020 ainda não se encerrou para alguns alunos do Ensino Médio.
A previsão da coordenação do Núcleo de Educação de Cruzeiro do Sul é que o retorno das aulas ocorra a partir do dia 8 de fevereiro, para a maioria das escolas de Ensino Médio, e 9 de março para as escolas de difícil acesso. Caso haja uma mudança na bandeira da pandemia, existe a possibilidade da adoção de um sistema híbrido: alternando 30% da turma em encontros presenciais por dia; enquanto os demais realizarão as tarefas em casa.
As aulas referentes ao ano letivo de 2020 deverão ser encerradas no mês de abril. Após um recesso de quinze dias, haverá o início do ano letivo de 2021. A modalidade de ensino ainda será definida, em função do grau de alerta sanitário em que o estado se encontrar.
Busca ativa e conquistas apesar da pandemia
A adaptação dos alunos à modalidade de ensino à distância não foi igual para todos, ocasionando muita desistência. No intuito de contornar o problema, a Secretaria de Educação do Estado adotou um sistema de busca ativa; onde o professor vai até a casa dos alunos desistentes para motivar a retomada dos estudos.
Segundo a coordenadora de Educação, Ruth Bernardino, apesar das dificuldades de um ano atípico, devido a pandemia da Covid-19, também houve conquistas na Educação do estado; dentre elas: o bom índice obtido no IDEB, onde o Acre aparece entre os melhores da região Norte.
O Governo do Estado, por meio do Núcleo Regional de Educação, está realizando a reforma e ampliação de escolas de Ensino Médio da zona rural. Outras escolas, de difícil acesso, também entrarão em reforma.