Invasores causam incêndio criminoso na Área de Proteção Ambiental Irineu Serra

incendioireneu2crime ambiental

Uma propriedade que faz parte da  Área de Proteção Ambiental (APA) Raimundo Irineu Serra, no perímetro urbano de Rio Branco, vem sendo alvo de incêndios criminosos causados por pessoas que se movimentam demarcando lotes com vistas a consolidar mais uma invasão na cidade.

“Eles aparecem durante a madrugada ou quando o sol está mais baixo”, disse Peregrina Soares Mota, moradora da região, referindo-se aos grupos de invasores de terra que agem na região anualmente.

incendioireneu2

Vários lotes foram demarcados com o nome dos invasores. Varadouros foram abertos com o uso de enxadas, foices e outros equipamentos, a partir da margem esquerda da Estrada Raimundo Irineu Serra.

Moradores denunciaram a invasão e o crime ambiental no Facebook. Mudas de árvores plantadas pela prefeitura de Rio Branco foram queimadas ou arrancadas. Os avisos de proibição de queimadas, ao longo da área protegida, são desrespeitados.

A reportagem da ContilNet confirmou a devastação descontrolada. Chama atenção um incêndio de médias proporções, registrado em vídeo, há cerca de dois quilômetros da área habitada.

A vegetação foi dizimada pelo fogo. Dois homens, com facões em punho, foram avistados pela reportagem. Eles não quiseram se manifestar.

{youtube}x8zElQnvInk{/youtube}

A mesma região foi invadida no final de 2013. Os invasores foram retirados numa operação pacífica ordenada pelo prefeito e contou com apoio da Polícia Militar.

Providências

Alertado por moradores, o prefeito Marcus Alexandre informou que já tinha tomado conhecimento da situação. “Nós determinamos a formação de um plantão permanente no local. O Ministério Público também está sendo acionado para as providências que lhe cabem”, disse o prefeito.

incendioireneu3

PUBLICIDADE