O primeiro lote da vacina da Pfizer/BioNTech comprado pelo Brasil deve chegar país nesta quinta-feira (29), no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
O Acre deve receber as primeiras doses do imunizante entre sexta-feira (30) e sábado (1) quando começam as distribuições.
Por conta do curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, que exige temperaturas muito baixas, o Ministério da Saúde informou que as doses serão distribuídas de forma igualitária entre as 27 capitais.
As doses serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita por, no máximo, 14 dias. Após chegarem às salas de vacinação, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é de cinco dias.
O Ministério da Saúde comprou 100 milhões de doses do imunizante. Em março, em reunião com a farmacêutica, a pasta apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões. O imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas.
Com informações da Agência Brasil