Um jovem de 19 anos, identificado como Maurício Dias dos Santos, foi assassinado a facadas por um “amigo” durante uma discussão no bairro Pantanal, em Porto Velho, na tarde deste domingo (13). Horas mais tarde, a polícia recebeu um chamado de linchamento e, no local, descobriram que a pessoa morta por moradores era Gedeon Prudêncio da Silva Filho, o suspeito de matar Maurício.
Morte de Maurício
De acordo com o boletim de ocorrência, por volta de 16h30 do domingo a polícia foi acionada para atender um caso de tentativa de homicídio no bairro Pantanal.
Ao chegarem no local, os policiais se depararam com Maurício Dias caído no chão e com uma perfuração, aparentemente de faca, do lado esquerdo do tórax.
O jovem, após receber os primeiros socorros do Samu, foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Uma testemunha, irmã do suspeito do crime contra a vítima, disse que Maurício estava usando entorpecentes com Gedeon e que, em determinando momento, ela ouviu Gedeon agredindo e esfaqueando a vítima.
Depois de ouvir a testemunha, foi realizado um patrulhamento pelas proximidades com o intuito de encontrar o suspeito, porém sem sucesso. Os policiais ainda se deslocaram à Upa para saber o estado de saúde da vítima e lá foram informados que Maurício havia falecido por conta da gravidade dos ferimentos.
Linchamento popular
Três horas mais tarde da morte de Maurício, a polícia foi acionada para atender uma ocorrência de roubo na rua Cândido Portinari, no bairro Escola de Polícia. No local haviam várias pessoas em um tumulto.
A guarnição percebeu que no telhado de uma residência estava Gedeon, e várias pessoas queriam capturá-lo.
Com a chegada da guarnição, as pessoas que estavam em cima da casa desceram. De acordo com o boletim de ocorrência, não foi possível identificar quem estava no telhado. Depois de ouvir alguns populares, um policial subiu no telhado e viu Gedeon caído dentro do forro.
Foi acionada uma equipe médica do Samu, mas Gedeon estava morto. Os médicos apontaram que a causa da morte foi pancadas na cabeça.
O corpo de Gedeon foi retirado e encaminhado ao IML. A perícia realizou os trabalhos no local. Populares narraram que o linchamento foi devido ao homicídio cometido por Gedeon horas antes.