O concurso INSS pode ser realizado antes das Eleições 2022. A previsão foi passada pelo presidente do Instituto Nacional de Seguro Social, Leonardo Rolim, na última terça-feira, 13, por meio de uma videoconferência com o chefe do setor de Gestão de Pessoas e equipe, assim como dirigentes sindicais.
Segundo Leonardo Rolim, o INSS prevê o concurso para antes das Eleições de 2022. Durante a reunião, o presidente também comentou que a carreira de técnico exigirá o nível superior dos candidatos.
No entanto, em entrevista à Folha Dirigida, em junho deste ano, o diretor de Gestão de Pessoas e Administração do INSS, Rogério Souza, esclareceu essa questão. Segundo ele, o cargo de técnico continuará sendo de nível médio completo.
“Não haverá alteração de escolaridade. Essa foi apenas uma sugestão. Um próximo concurso deve exigir o nível médio para o técnico”, disse.
Para que o concurso ocorra, antes, o Ministério da Economia precisa autorizar a seleção. No momento, a pasta avalia o pedido feito pelo INSS, para o preenchimento de 7.575 vagas em todo o território nacional, sendo elas para os seguintes cargos:
técnico do seguro social – nível médio – R$5.447,78
- áreas: Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas), Combate à Fraude (734), Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216), Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40), Serviço de Cobrança Administrativa (34), Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).
analista do seguro social – nível superior – R$8.357,07
- áreas: Serviço Social (463 vagas), Reabilitação Profissional (702) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).
Saiba o que estudar para o concurso INSS
O pedido de concurso INSS enviado ao Ministério da Economia também revelou as disciplinas que serão cobradas, para cada cargo, caso o edital seja autorizado.
Desta forma, quem deseja ingressar como técnico ou analista do seguro social deve estudar as seguintes matérias:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Informática;
- Noções do Regime Jurídico Único;
- Código de Ética do Servidor Público;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo; e
- Sistema de Seguridade Social.
No caso do analista, no entanto, os exames ainda devem contar com perguntas de conhecimentos específicos, de acordo com a especialidade oferecida no edital.
Confira detalhes do último edital de 2015
Em 2015, foi realizado o último concurso para técnicos e analistas do INSS. Ao todo, foram oferecidas 950 vagas, sendo o número já considerado inexpressivo diante do déficit de servidores da época
Os candidatos ao cargo de técnico foram submetidos a uma prova objetiva, com 120 questões sobre:
- Ética no Serviço Público;
- Regime Jurídico Único;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática; e
- Conhecimentos Específicos.
Já os analistas tiveram disciplinas de Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.
Apesar das mudanças nas disciplinas previstas no pedido, é indicado que os interessados estudem também com base no conteúdo cobrado no último edital.