Nos próximos dias, uma intensa massa de ar frio de origem polar chegará ao Brasil e irá derrubar as temperaturas em várias localidades. No entanto, algumas fake news têm circulado nas redes sociais sobre o assunto. Por isso, a Climatempo preparou uma lista dos fatos que são verdade ou mentira a respeito da onda de frio desta semana.
1 – Brasil terá a onda de frio mais intensa do século: FAKE!
A massa de ar frio de origem polar que chegará ao país a partir desta quarta-feira (28) irá provocar queda muito acentuada de temperatura no centro-sul do Brasil e até em áreas da Região Norte. Na Região Sul, é muito provável que tenhamos a onda de frio mais intensa deste ano, com alta chance de neve nas áreas mais altas das serras gaúcha e catarinense e até no planalto de Santa Catarina entre os dias 28 e 29 de julho. Inclusive, em algumas localidades, há chance de novos recordes de frio. Além disso, a chance para geada é muito alta em praticamente toda a Região, inclusive em Florianópolis , Curitiba e Porto Alegre . Na capital paranaense, a temperatura pode ficar negativa na manhã de quinta-feira, com apenas -1ºC de mínima prevista.
2 – Temperatura pode ficar abaixo de -15ºC no Sul do Brasil: FAKE!
Até o dia 24 de julho, a menor temperatura registrada no Brasil em 2021 foi de -8,2°C, no dia 20 de julho, em Urupema , localizada na parte mais elevada da serra de Santa Catarina, conforme medição do Epagri-Ciram. A Clima tempo estima que um novo recorde poderá ser estabelecido, muito provavelmente na serra catarinense ou gaúcha, com algum valor entre -8°C e -10°C.
Nos próximos dias, estações meteorológicas mais ao sul da Grande São Paulo poderão novamente registrar temperaturas negativas, mas no Mirante de Santana não há chance de recorde de frio histórico, apenas de recorde de menor temperatura do ano. O frio mais intenso na cidade será de 4ºC na sexta-feira (30), com risco novamente de geada.
8 – Governos canadense e americano emitiram alerta sobre frio no Brasil: FAKE!