A Polícia Civil do Acre deflagrou nesta terça-feira (14) a segunda fase da Operação “Ouro Negro”, que busca desarticular esquema de desvio de combustível, com o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão de alvos localizados em bairros na cidade de Rio Branco.
A primeira fase se deu no último dia 6 de novembro. Nesta segunda, os agentes trabalham na coleta de novas provas que devem subsidiar um novo inquérito policial.
A polícia comprovou a existência de um esquema que desviava combustível do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN). O produto era revendido a empresários ao valor de R$ 1,50 o litro.
Nesta terça, foi possível capturar sete veículos que estavam em posse de receptadores do esquema, dentre eles um SUV modelo Hillux SW4, marca Toyota, 02 caminhões trucados, 01 caminhão ¾, 02 caminhonetes, 01 carro de passeio e 01 motocicleta.
Os veículos devem ser levados a leilão.
Cerca de dez empresários e fazendeiros foram identificados como compradores do combustível desviado e irão responder pela pratica do crime junto com os responsáveis pelo desvio.
Os criminosos desviavam cerca de 20 mil litros de combustível por mês, desde o ano de 2018, gerando um prejuízo milionário ao Estado.