Seis navios que atracariam em Manaus durante a “Temporada de Cruzeiros 2022” tiveram a passagem cancelada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), nesta segunda-feira (3).
Na sexta-feira (31), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o Ministério da Saúde a suspensão provisória da temporada de cruzeiros após dezenas de casos de Covid-19 terem sido registrados nos navios MSC Splendida e Costa Diadema.
Em entrevista à Rede Amazônica, o secretário da Manauscult, Alonso Oliveira, informou que a expectativa era que 11 cruzeiros viessem para a cidade durante o ano.
A chegada de outros cinco navios está em análise por órgãos de saúde.
Cancelamento causará impacto ao setor
Ainda segundo o secretário, a passagem dos cruzeiros por Manaus injetasse, em média, de R$ 11 milhões a R$ 12 milhões na economia da capital amazonense, durante o período, além do gasto médio do turista.
Com o cancelamento, o setor deve deixar de movimentar a economia e outros meios devem ser discutidos pelos órgãos responsáveis para minimizar o impacto, conforme Oliveira. Ele explicou que já há discussões para ações para fomentar o turismo local.
“Vamos encontrar algumas outras formas, outras variantes de tentarmos potencializar o turismo local. Nós estamos com ações bem adiantadas no Parque Rosa Almeida, lá no Colônia Antônio Aleixo, já foi objeto de uma primeira oficina e não estamos parando por aí”, comentou.