Um estudo feito Instituto Data Control de Pesquisas, encomendada pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, mostra que 53% da população riobranquense diz estar em condição ativa de trabalho, sendo a maior parte, 43%, no setor do comércio e serviços. O levantamento foi realizado no dia 16 de fevereiro junto a 200 pessoas acima de 16 anos.
A pesquisa mostra ainda que 31% não trabalham, outros 8% fazem trabalhos informais e outros 8% é aposentada. Entre a população empregada, 52,8% conta com carteira assinada e 47,2% trabalham na informalidade.
“As análises são feitas sob o ponto de vista econômico, como da maior importância para o mercado, tanto no que se refere a demanda como a oferta de empregos em Rio Branco”, explicou o consultor”, explica o consultor da presidência da Fecomércio/AC, Egídio Garó.
A pesquisa Fecomércio mostra também que das pessoas em condição ativa de trabalho, 19% estão no comércio e 24% no setor de serviços, além de 15% no setor público. Na indústria e agricultura são empregados 4%, respectivamente.
Quanto ao perfil econômico-social dos entrevistados, para 48% dos empregados, a renda média mensal é insuficiente para as necessidades domésticas, levando em consideração que 82% informam possuir renda mensal de até R $2 mil e, 51%, de até R $1 mil. Em contrapartida, 32,0% asseguram plena suficiência. Outros 13% manifestam sobre renda “mais ou menos” suficiente.