Brasília se tornou a primeira capital do país a receber o 5G, nesta quarta-feira (6). Trata-se da versão “pura” da tecnologia, que oferece mais velocidade. Até então, em larga escala, estava disponível somente o chamado 5G DSS, versão mais limitada que é uma espécie de transição entre a quarta e a quinta geração da rede.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) diz que São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa receberão a tecnologia em uma segunda etapa, mas ainda não há uma data definida.
O prazo para todas as capitais brasileiras receberem o 5G é 29 de setembro de 2022. Inicialmente, ele era até 31 de julho, mas dificuldades logísticas na importação de equipamentos fizeram a Anatel estender o prazo. A previsão é de o 5G chegará a todas as cidades no Brasil até dezembro de 2029.
A quinta geração de internet móvel promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.
Veja perguntas respostas:
- O que é o 5G?
- O que significa Mbps, Gbps, MHz e GHz?
- O quanto o 5G é melhor que o 4G (na prática)?
- O que o 5G vai permitir?
- Quando ele chega à minha cidade?
- Vai ser mais caro?
- Vai funcionar no celular que eu já tenho ou vou precisar comprar um compatível?
- O 4G vai acabar?
- O 5G vai substituir a internet fixa?
- O que era o 5G DSS, oferecido pelas operadoras desde 2020?
- O que são as faixas do 5G?
- O que as antenas parabólicas têm a ver com 5G?
- Como vai funcionar a rede privada 5G do governo?
- Qual a arrecadação com o leilão do 5G?
- O que o governo exigiu como contrapartida no leilão?
CLIQUE AQUI para ver os vídeos.