O secretário estadual de Saúde, Armando Melo, disse hoje (28) que o conserto do aparelho de radiologia do Hospital do Câncer, que estava parado há exato um ano, será consertado no próximo mês. obrigado os acreanos a fazerem tratamento no vizinho estado de Rondônia. O anuncio foi feito num programa televisivo Bom Dia Acre, da Rede Amazônica de Televisão.
De acordo com explicações de técnico da Sesacre, a empresa que faz a manutenção contratou os fabricantes do aparelho para fazer uma manutenção corretiva. De fabricação argentina, o aparelho já foi consertado diversas vezes. “nós temos uma data certa para consertar, que é no dia 26 de novembro que virá o técnico especialista”, assegurou Melo.
“A primeira vez que eu vim, eu fiz uma radiografia. A segunda vez fiz mais cinco. Aí máquina quebrou e eles não ligaram pra mim e eu vim pra fazer a radiografia, na segunda-feira, e a moça falou pra mim que a máquina tá quebrada e não tem previsão pra consertar. Aí me disseram que era pra eu ir pra casa que iam me ligar só que até hoje não me ligaram”, contou a paciente Sebastiana Firmino de França, que faz tratamento de câncer de colo de útero.
A paralisação do serviço e o consequente deslocamento dos pacientes para Rondônia suscitou debates na Assembleia Legislativa. O deputado oposicionista Gherlen Diniz (PP) foi um dos que mais cobrou a resolução dos problema. “Quantos transtorno e vidas se perderam nesse período. Para um governo que tem um médico à frente do estado isso é, no mínimo, uma vergonha”, declarou o parlamentar.

