Todos os que concorrem a deputado – federal, estadual ou distrital — devem ter no mínimo 21 anos. Isso de acordo com a legislação vigente. Se a candidata Pamela Kathellen Silva Mendes de 18 anos – que tenta concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) – for impugnada, o posto de mais jovem candidata nas eleições deste ano fica para uma acreana.
Ela se chama Gleyciane Holanda e completa 21 anos no dia 21 de agosto e concorre a deputada estadual no Acre. Não é a primeira vez que o estado se destaca por ter jovens líderes. Com 35 anos, Gladson Cameli já ocupou o posto de mais jovem senador.
Gleyciane está filiada no Cidadania.
Tempo de rádio e TV
Gladson Cameli, candidato à reeleição, terá o maior tempo de televisão: 2m55. Em seguida, na lista dos candidatos ao Governo, aparece a deputada federal e candidata ao Governo Mara Rocha (MDB), que terá 2m01s. Na sequência: Márcio Bittar (UB), com 1m43s; Jorge Viana com 1m30s; Sérgio Petecão com 1m19s; Nelson Euclides, 21s; e David Hall com 8 segundos.
35
É o número de dias de propaganda eleitoral. Na TV e rádio, elas começam dia 26 de agosto e seguem até 29 de setembro. Na internet, elas estão permitidas desde o último dia 16, contanto que obedeçam as diretrizes da justiça eleitoral.
17 por 1
De acordo com uma publicação no site vizinho, o AC24hs, os candidatos a federal do Acre estão em briga acirrada: são em média 17 candidatos a federal brigando por uma cadeira. É quase proporção de concurso.
20
É o número de governadores em todo o Brasil que estão em busca da sonhada reeleição. Dente estes, o governador do Acre, Gladson Cameli.
Acre e Alagoas
São os estados onde o partido do presidente Jair Bolsonaro não tem chapas para federal. no Acre, o partido deixou de fazer um – tinha grandes chances, com nomes como Charlene Lima na chapa.
MDB
Outro que não deve ter candidatos em alguns estados é o MDB. Esse partido já foi o Todo-Poderoso das legendas. Tenho informações de pelo menos dois estados – Piauí e Espírito Santo – que não montaram chapas.
Marfisa é Vanda
Petecão afirmar que o voto de Marfisa é da Vanda é a mesma coisa de dizer que seis é meia dúzia. O voto de Marfisa não poderia ser diferente.
Puxadores de voto
Jéssica, Meire, Duarte e Gehlen devem ser os puxadores de votos destas eleições. O dado foi publicado pelo Congresso em Foco. A reportagem completa está disponível no ContilNet.
Festival de Gramado
O ex-presidente Lula parabenizou a acreana Gleici Damasceno pelo reconhecimento do longa Noites Alienígenas no Festival de Gramado. Gleici é filiada ao Partido dos Trabalhadores.