7 ferramentas para fortalecer o branding da sua marca

De forma bem simples e resumida, podemos definir que Branding basicamente é a gestão da marca de um negócio. Por essa razão, falar em Branding é falar em como você quer que os clientes vejam e percebam a sua marca.

Por se tratar do gerenciamento de algo muito valioso para a sua empresa, o Branding ganha destaque nas estratégias de Marketing, principalmente nos tempos onde consumidores estão cada vez mais conectados.

Para se ter uma ideia, a Apple é a marca mais valiosa do momento, segundo a consultoria Interbrand. O seu valor atualmente ultrapassa a marca de 400 bilhões de dólares, ficando muito distante da 2ª colocada Amazon, que ultrapassa os U$200 bilhões.

Entre as top 10, também podemos citar:

  • Microsoft (3º lugar)
  • Google (4º lugar)
  • Samsung (5ª lugar)
  • Coca-Cola (6º lugar)
  • Toyota (7ª lugar)
  • Mercedes Benz (8º lugar)
  • McDonald’s (9º lugar)
  • Disney (10º lugar)

Todas essas marcas se mostram como líderes ou referências do seu segmento, por isso, muitas vezes o valor de uma marca diz muito sobre o potencial e a qualidade da gestão de uma organização.

Agora que você já conhece quais as marcas mais valiosas do mundo, vamos entender sobre como é possível fazer a correta gestão de branding com o uso de algumas ferramentas.

Não por acaso, hoje em dia existem ferramentas que ajudam a fortalecer o branding. Um exemplo disso é o gerador de nomes para empresas, que permite criar nomes empresariais de forma rápida e profissional.

Quer saber mais sobre Branding e como é importante utilizar ferramentas profissionais para impulsionar a sua marca? Então confira as dicas que preparamos a seguir.

Conheça algumas ferramentas que auxiliam a gestão da sua marca

Uma marca vai muito além de um logotipo, de um nome ou de uma identidade visual. A marca é um símbolo que carrega as experiências que os consumidores do seu produto criaram ou tiveram a respeito dele.

A maçã mordida da Apple é um aspecto inconfundível da empresa de tecnologia. A “vírgula deitada” da Nike também é um detalhe único desta organização. Esses desenhos e símbolos são elementos que tornam essas grandes empresas identificáveis em qualquer lugar do mundo.

Por isso, criar uma imagem ou “um rosto para o seu negócio” é o primeiro passo de uma identidade corporativa. Já o Branding é uma forma de gerenciar essa imagem, sempre a tornando presente e importante na vida dos seus clientes.

Hoje em dia, diante da digitalização do Marketing nas empresas, é possível utilizar ferramentas que fortalecem o Branding. Sendo assim, confira algumas delas abaixo.

Pixabay

1 – Zyro

Quando se trata de negócios novos no mercado, a escolha do nome é um passo importante. O nome vai acompanhar a marca e a empresa por muito tempo. E para não ter dores de cabeças futuras diante da necessidade de uma troca, é necessário escolher muito bem.

A escolha do nome é tão importante que o seu processo é batizado de Naming. Esse processo é muito importante para o Branding, pois ele consiste em um conjunto de práticas usadas para nomear desde produtos, serviços, eventos, projetos ou, até mesmo, uma empresa.

Nesse caso, um gerador de nome empresarial é uma ferramenta muito bem-vinda, pois facilita muito o processo de elaboração e escolha de um nome mercadológico.

Para usá-lo, você escolhe palavras-chaves relacionadas com o seu negócio. A partir daí, a ferramenta vai gerar alternativas que combinam com os propósitos do empreendimento.

2 – Logaster

Essa é uma boa alternativa se você quer criar um logo de forma simples e rápida. Ela é uma ferramenta intuitiva e não exige conhecimentos técnicos e avançados em edição de imagens.

3 – DesignMantic

Ele é um site que possibilita a elaboração de logotipos, desenvolvimento de template para o seu site, assinatura nas mensagens de e-mail e imagens para Facebook, Instagram, LinkedIn e outras redes sociais.

Vale salientar também que o Design Mantic auxilia a criação de cartões de visita, camisetas, papel timbrado e figuras para promover as suas campanhas de marketing.

Outro detalhe que torna o Design Mantic um grande aliado do Branding é de que ele não exige a instalação de qualquer aplicativo no computador ou smartphone, ou seja, você pode criar o logo diretamente no site Design Mantic.

4 – Purple Metrics

Essa ferramenta é muito intuitiva e tem um objetivo fundamental para o branding da sua empresa. Ela permite mensurar a força da sua marca.

A Purple Metrics faz isso quando é instalada no site do seu negócio. Com isso, a ferramenta pergunta para os usuários sobre cinco itens que influenciam o engajamento do público:

  • Elasticidade
  • Amor
  • Relevância
  • Identificação

A Purple Metrics produz um dashboard trazendo as avaliações e apresenta possíveis estratégias de ação para que os 5 itens possam receber melhorias.

5 – Planning Dirty

Esse é um site voltado para auxiliar na elaboração de estratégias que visam melhorar a sua marca. Sendo assim, ele apresenta cases de sucessos, dicas e tudo mais que pode auxiliar as suas estratégias de branding.

Trata-se de um site completo, rico em informações, que auxilia a gestão da marca, orientando e facilitando o processo de branding.

6 – LogoScopic Studio

Essa ferramenta é bastante prática e eficiente. O motivo para isso é o fato de que ela permite conceber a sua marca essencialmente pelo seu dispositivo móvel.

O software possui uma série de funcionalidades, pois permite um alto grau de personalização por meio da troca de cores, ajustes de tamanho, ângulos diferenciados e também o uso de vários templates.

No entanto, caso você necessite de alguns recursos a mais, lembre-se que é preciso abrir um pouco a carteira e investir na versão premium do aplicativo.

7 – Canva

Hoje em dia essa é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas quando o assunto é a elaboração e a edição de imagens, inclusive a marca do seu negócio.

Canva possui uma interface muito intuitiva, não exigindo do usuário conhecimentos avançados em ferramentas de design gráfico. Para usar o Canva, é preciso basicamente repetir os movimentos de clicar, arrastar e soltar, realizando assim várias ações.

Pixabay

Vale destacar que algumas alternativas de design oferecidas pelo Canva são pagas, mas ainda assim você tem a possibilidade de elaborar um logo profissional com os recursos gratuitos, pois há uma ampla variedade de figuras e símbolos.

Além disso, é possível trabalhar com a ferramenta tanto pelos navegadores quanto pelos dispositivos móveis, tal característica a torna uma das ferramentas mais versáteis, inclusive para auxiliar na gestão da sua marca.

Leia também: Os erros mais cometidos no Marketing Digital

Conclusão

O Branding é um processo que não pode ser deixado de lado. Ele consiste no gerenciamento adequado da sua marca, que é um dos recursos mais valiosos do seu negócio.

Hoje em dia, graças a importância da digitalização e automatização de processos nas empresas, o Branding também pode ser feito por meio de ferramentas especializadas para isso.

Um gerador de nomes, um software de edição de imagens, tudo isso são alternativas digitais que auxiliam o Branding. Portanto, vale a pena ficar por dentro a respeito delas e, desse modo, manter a sua marca sempre forte, atualizada e presente no dia a dia dos clientes.

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