Uninorte é pioneira ao transformar Biotério em Centro Integrado de Ensino e Pesquisa

O Biotério do Centro Universitário Uninorte foi inaugurado em 29 de maio de 2019, mas em 2022 o espaço em que funcionava apenas como criadouro de animais passou por uma atualização e se tornou o Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Animal (CIEPA).

Segundo Ariovaldo Manzati, professor responsável pelo Ciepa, a mudança trouxe mais comodidade para os estudos e pesquisas, pois toda a estrutura funciona se concentra apenas em um local.

Vale ressaltar que um espaço compacto, com todas as condições de fazer pesquisas de até média complexidade, só existe na Uninorte.

“Em outras instituições os espaços existem, mas são separados. Nós fizemos um local integrado que reduz os riscos de contaminação desses animais, de estresse, porque não é necessário transportá-los para outro local. Mesmo não sendo um espaço grande, é estruturado, bem planejado e possibilita aulas bem didáticas”, relata Manzati.

Atualmente, o espaço está sendo mais utilizado por alunos dos cursos de Medicina e Farmácia da instituição, mas já houve treinamentos para que outros cursos, tais como: Fonoaudiologia, Biomedicina, Enfermagem e Odontologia possam usufruir dos recursos que o ambiente oferece. “O espaço veio para melhorar nosso ensino e também o aprendizado dos alunos”, finaliza.

PUBLICIDADE