A seca severa que atinge o Estado do Acre também vem causando preocupação para a população de Sena Madureira, principalmente em relação ao abastecimento de água. Nesta quarta-feira (28), segundo dados da Defesa Civil Municipal, o nível do rio Iaco desceu para 58 centímetros, considerado o menor dos últimos anos.
De acordo com Carlos Davila, representante da Defesa Civil, o índice atual é bem menor do que o verificado na mesma data em 2021. “No ano passado, por essa mesma época, o nível estava em 87 centímetros. Portanto, a seca neste ano tem sido mais intensa”, frisou.
A atual situação se aproxima do que foi constatado em 2005. Há 17 anos, o nível do Iaco chegou a 50 centímetros.
Diante do atual patamar, a recomendação é que os moradores evitem desperdiçar água sob pena de ocorrer o racionamento no município.
“A nossa captação de água se encontra instalada no rio Iaco. Sendo assim, quanto mais baixo o nível, maior é a dificuldade de captação. Pedimos, encarecidamente, que a população evite desperdiçar água nesse momento crítico”, comentou o irmão João Rodrigues, representante da Saneacre em Sena Madureira.