Acre pode enfrentar retorno da poliomielite; prefeitura convoca para vacinação de crianças

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite se encerra no dia 30 de setembro, contudo, em Rio Branco a Secretaria Municipal de Saúde continuará intensificando a busca ativa em creches e escolas, a fim de atingir a meta, que é vacinar 25 mil crianças de 0 a 5 anos de idade.

A secretária de Saúde, Sheila Andrade, informou que em Rio Branco apenas 3.576 crianças tomaram a vacina contra a doença.

A poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

“De acordo com a secretária Sheila, a Prefeitura de Rio Branco não vai sossegar enquanto não atingir a meta de vacinar 25 mil crianças. “Realizamos diversas ações como a busca ativa em escolas municipais e creches, mutirão de vacinação noturno e campanhas educativas. Mas, infelizmente muitos pais e responsáveis ainda não se conscientizaram que a vacina é a nossa única arma contra essa doença terrível, que pode retornar ao país caso não vacinemos as nossas crianças”, alertou.

PUBLICIDADE