Mais de 16 milhões de mineiros devem ir às urnas neste domingo para escolher o próximo presidente da República, governador do estado e os representantes do Legislativo estadual e federal.
Confira abaixo tudo o que você precisa saber para votar com tranquilidade:
Obrigatoriedade do voto
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.
Horário
Em Minas Gerais, a votação acontece das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília. Como o horário de votação será unificado em todo o país, em alguns estados há horários específicos.
Documentos
Para votar é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. São aceitos:
- Carteira de Identidade;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Identidade Social;
- Passaporte;
- Certificado de Reservista;
- Carteira de Trabalho ou outro documento de valor legal com foto.
Também é possível votar com a versão digital do título de eleitor, o e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral.
Ordem da votação
Neste ano, o eleitor vai votar para os seguintes cargos e na seguinte ordem:
- Deputado federal (com quatro dígitos);
- Deputado estadual (com cinco dígitos);
- Senador (com três dígitos);
- Governador (com dois dígitos);
- Presidente da República (com dois dígitos).
O TSE relembra que, caso queira, o eleitor pode escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se decidir votar para um só cargo e optar por anular ou votar em branco nos demais.
Para não se confundir nem esquecer nada, a dica é fazer a famosa colinha, anotando os números dos seus candidatos em um papel.
Voto de legenda
Nestas eleições, para os cargos de deputado federal e estadual (ou distrital), o eleitor pode votar apenas na legenda. Funciona assim: os dois primeiros números a serem digitados na urna desse cargos são os números do partido. Ao votar, é possível digitar apenas esses números e parar por aí, apertando a tecla “confirma” duas vezes. Assim, o voto será computado para o partido.
Onde votar
É possível consultar a seção de votação de três maneiras: pelo aplicativo e-Título, pelo Portal do TSE ou pelo Tira-Dúvidas do Tribunal no WhatsApp.
Para realizar a consulta no e-Título, basta entrar no aplicativo e, no menu principal, clicar em “Onde Votar”. Uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, a zona e o respectivo endereço.
Para fazer a consulta no Portal do TSE, basta preencher alguns dados pessoais, como CPF, nome completo e data de nascimento, no item “onde votar” do Autoatendimento do Eleitor.
Pelo Tira-Dúvidas do TSE, é bem fácil. Basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar aqui. A consulta é feita da seguinte forma: no menu principal, clique em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “Ver Tópicos”. Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, escolha a opção “Local de Votação”. A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.